Reunião da Intersindical com a Rio Saúde
- 26/06/2020
- Ewerton Fenafar
- AÇÕES
- Comments are off
Reunião entre o grupo Intersindical com representantes da Rio Saúde*: Maíra- Diretora de Recursos Humanos; Alexandre Campos – Vice-presidente; Marcelo Rosera – Presidente, pelo Sinfaerj estava presente o Vice-Presidente Leonardo Légora.
Data: 24/06/2020
PAUTAS DISCUTIDAS:
• Acordo coletivo:
– Se comprometeu a retomar as negociações para o acordo, se estiver sendo prometido conforme a lei e acordos que regem o estado de calamidade pública.
O Sindicato encaminhará por e-mail o documento de acordo coletivo para negociação com a Rio Saúde. Solicitaremos reunião junto a empresa pública para este fim, pós assembleia da categoria.
• Redução salarial:
– Informou que Rio Saúde segue o contrato que foi determinado pela Secretaria de Saúde, não tendo poder de decisão para mudanças dos valores pagos e que todos os valores encontram-se dentro do preconizado como piso para a categoria.
– Quem estiver recebendo valores divergentes do piso terá que acionar a empresa para correção, o Sinfaerj vai disponibilizar link de formulário a ser preenchido pelos Farmacêuticos para receber informações corretas e direcionadas sobre o assunto.
• 20% de gratificação por conta do Covid:
– Alegaram que a verba destinada a esta gratificação ficou restrita à unidades de atendimento dedicado devido a estarem mais propensas ao contágios.
– As clínicas da família não irão receber a gratificação por falta de verba;
– Assumiu que errou ao declarar junto com o prefeito que seria para todas as unidades.
– Reafirmando que não terá ampliação dos ganhos a menos que o STF determine com retroatividade ao início da pandemia.
• Adicional de especialização na atenção primária
– Afirmou que esta gratificação só é paga pela Riosaúde àqueles que tiveram a contratação por serem especialistas na área, ou seja, não paga para nenhuma categoria, somente os médicos que são contratados como médicos de família.
● Diferenças salariais e benefícios:
– O Sinfaerj irá enviar tudo planilhas com as informações uma a uma, para isso será disponibilizado um questionário on-line para preenchimento.
• Recontratação das gestantes
– Está realizando de todas as categorias.
– Se comprometeu em garantir a recontratação, mas não garante alocar na mesma unidade.
• Atrasos de salários dos profissionais de auxiliares de limpeza e vigilância
– Informou que a Rio saúde não é responsável pelos contratos.
– Pode solicitar uma reunião com os responsáveis para tratar do assunto
• Súmula do STF que considera covid como doença ocupacional
– Alega que a súmula não trás uma boa dissolução da questão e que em breve teremos que estar preparados e discutindo os efeitos desta súmula, para que seja posto em prática em todas as categorias atingidas. (podendo geral estabilidade temporária para aqueles que foram acometidos pela doença por Covid-19 em prestação de serviço).
• Grupo de risco
– Tem Portaria publicada protegendo o trabalhador(a) com liberação imediata.
– Orienta denunciar a Rio Saúde os casos de assédios morais, para que sejam tomadas as devidas providências sobre os gerentes das unidades.
– Orienta acionar a CAP localmente e denunciar a Riosaúde para resolver a questão.
– O Sindicato também pode ser acionado para acompanhar a denúncia, além disso os sócios em dia com Sinfaerj tem como mover ação trabalhista sem pagar advogado por isso.
* Ficou sugerido uma agenda para encontros mensais com os representantes das categorias que deverão debater questões reivindicadas pelos trabalhadores.
• Término de contratos com algumas Oss
Não sabe como vai ficar.
• Hospital de Bonsucesso: contratos geridos pela Rio saúde
– Equipe segue até 31 de julho de 2020 a princípio. Se aparecer dinheiro e há possiblidade de prorrogação até dezembro 2020;
– Tem vaga na rede para absorver as demissões. Sugeriu uma seleção interna para reaproveitar a mão de obra em outras unidades.
FORMULÁRIO PARA DEMANDAS DOS FARMACÊUTICOS(AS)
Os farmacêuticos e farmacêuticas que trabalham para a Rio Saúde terão suas demandas analisadas pelo departamento pessoal. Ficou acertado na reunião que Leonardo Légora, vice-presidente do Sinfaerj, enviará uma planilha com tais demandas para a Srª Maíra do departamento pessoal.
Neste sentido, para que isso ocorra de forma organizada, o Sinfaerj criou o formulário, link abaixo, para preenchimento pelos Farmacêuticos(as).
https://forms.gle/AKWzGiRAEEYVhMw38
O Sinfaerj lembra que o Sindicato só é forte com a participação da classe, não fique só, fique sócio!