Carta aberta aos Farmacêuticos.

Carta aberta aos Farmacêuticos.

        O Sinfaerj emite esta carta aberta aos farmacêuticos do município do Rio de Janeiro para alertar que os profissionais terão que se unir ao Sindicato para conquistar algum avanço salarial e social.

        O Sindicato dos Farmacêuticos está em negociação com Sincofarma-Rio e nós precisamos do apoio dos colegas do município do Rio de Janeiro que trabalham nas farmácias comerciais e com manipulação, pois pelo exposto abaixo, com certeza vamos levar ao juízo a mediação em curso para obter o dissídio.

        Fizemos assembleia, decidimos sobre algumas cláusulas sociais, aceitamos reduzir o percentual solicitado de 5% para 4,6% mas inacreditavelmente ou nem tanto o referido sindicato patronal retornou uma contraproposta onde corta todas as cláusulas propostas e inclui duas cláusulas que já fazem parte da lei e uma outra que atende aos interesses exclusivamente dos empresários.

NÓS NÃO PODEMOS CONTINUAR ACEITANDO TUDO, PERDENDO MASSA SALARIAL E BENEFÍCIOS SOCIAIS!

Abaixo listaremos todas as informações de como foram tratadas cada cláusula que solicitamos pelo Sindicato Patronal.

A cláusula 3ª que trata do piso salarial nossa primeira proposta teve um percentual de 5% depois da mediação no ministério público do trabalho nós em Assembleia decidimos aceitar 4,6% a resposta que veio do sindicato patronal foi a mesma de todas as propostas 2,9%.

A letra b da mesma cláusula foi alterada, eles tentam colocar que pelo salário que você já recebe você tem que prestar todos os serviços técnicos que são possíveis para farmacêuticos sem você ganhar nada e o empresário ganhando cada vez mais, nós não podemos deixar isso acontecer.

A cláusula 8ª que trata das horas extras, eles incluíram o termo “ou folga compensatória”, valendo para todos os feriados municipais estaduais e federais.

A cláusula 10ª que tratava do feriado do comerciário onde nós pedimos que a remuneração fosse com adicional de 100% em todas as horas trabalhadas no dia, eles retiraram a expressão em todas as horas trabalhadas no dia e incluíram o termo “ou folga compensatória”.

A cláusula 11ª que trata da garantia de emprego a pré-aposentadoria, nós tínhamos pedido que o prazo de trabalho na empresa fosse apenas de 3 anos mas eles alteraram para 7 anos então todo farmacêutico que faltar 24 meses para aposentadoria só passa a ter direito a essa garantia se ele estiver a 7 anos na empresa o que nós sabemos que hoje a rotatividade não permitirá.

A cláusula 12ª que tratava do adicional de responsabilidade técnica ou diretor técnico foi totalmente cortada para os farmacêuticos nas drogarias.

Cláusula 13ª que ainda trata sobre o adicional de responsabilidade técnica para os farmacêuticos das manipulações onde vários recebem esse adicional de 50%, eles estão tentando diminuir o adicional para 10% é um absurdo e nessa mesma cláusula nós colocamos um termo inteligente para as farmácias com manipulação que ainda não pagam os 50% de adicional ao farmacêutico responsável técnico e eles também cortaram, as farmácias teriam um prazo de três anos para chegar até os 50% de adicional e nessa parte da cláusula nós mostramos que estamos flexíveis e propostas a negociar mas eles não.

A cláusula 14ª que trata da gratificação de titulação foi totalmente excluída pelo sindicato patronal, ela estabelecia 15% de adicional do piso salarial da categoria aos farmacêuticos que possuem títulos de especialista, mestrado, doutorado e MBA desde que utilizassem no trabalho.

A cláusula 15ª que fala do adicional por tempo de serviço foi totalmente excluída pelo sindicato patronal onde a gente pedia um adicional de 3% do piso salarial a cada período de três anos de trabalho na mesma empresa.

A cláusula 16ª que tratava de vale-refeição também foi totalmente excluída, nós pedimos um valor correspondente a R $25,00 por dia de trabalho, não houve qualquer flexibilidade da parte deles em negociar.

A cláusula 18ª que trata da independência técnica eles retiraram um fragmento do texto onde pedimos que fosse respeitado que somente o farmacêutico tivesse acesso a chave do armário de controlados, isso nós sabemos no dia a dia que os farmacêuticos que sofrem assédio e não podem denunciar para não perder o emprego.

A nossa cláusula 19ª que trata do abono de faltas em relação a cursos, treinamentos e assembleias do Sinfaerj onde pedimos 16 dias no ano eles reduziram para 12.

A cláusula 20ª que trata do dia do farmacêutico onde a assembleia solicitou que esse dia fosse tratado como feriado e remunerado com horas extras eles modificaram para ser apenas comemorativo sem adicional algum.

A cláusula 22ª onde perdíamos um local privativo para atendimento dos clientes/pacientes da farmácia teve esse elemento que fala do espaço retirado, vamos atender os nossos clientes no balcão? Como fica o sigilo da assistência Farmacêutica? Os pacientes ficariam confortáveis em falar de suas necessidades ao Farmacêutico no balcão?

A cláusula 23ª do acesso do sindicato ao local de trabalho teve uma parte retirada, onde pedimos que fosse respeitada “as leis do país”.

A cláusula 25ª que trata da contribuição assistencial foi totalmente modificada pois em Assembleia os farmacêuticos decidiram que 3% desse salário base seria descontado pelo empregador repassado ao sindicato patronal para que esse passasse para o sindicato dos farmacêuticos mas no intuito de tornar totalmente difícil a recuperação financeira do nosso sindicato colocaram para que o sindicato dos farmacêuticos busque cada farmacêutico que seja beneficiado com essa convenção para enviar o boleto e sabemos companheiros, hoje não temos condições de estar buscando cada um dos locais de trabalho e essa se torna mais uma forma de asfixiar o sindicato, mesmo nós, colocando parágrafos onde assumimos toda a responsabilidade em caso de processo advindos do desconto desta taxa, eles se negam a fazer e ainda decidem o valor que o farmacêutico vai pagar.

A cláusula 26ª que trata do repasse das contribuições, em função do que fizeram na cláusula anterior, foi totalmente excluída e modificada para que as empresas se comprometam no sentido de facilitar a sindicalização, informando ao profissional farmacêutico a existência do Sindicato da categoria bem como as formas de contato com Sinfaerj.

A cláusula 28ª que trata da multa pelo descumprimento da convenção coletiva onde pedimos meio salário do profissional em favor do profissional que sofreu a infração, eles alteraram o valor para R$ 150,00

Agora vamos mostrar as cláusulas que o Sincofarma RJ incluiu depois de zerar tudo que pedimos.

Criaram uma nova cláusula 17ª onde fala do falecimento de sogro, sogra, genro nora, cônjuge, de pais ou filhos e eles dão sem prejuízo do salário 2 dias consecutivos ou não para que você possa se ausentar do trabalho no dia do falecimento e no sepultamento.

Inseriram também uma nova cláusula 18ª onde o pai e a mãe farmacêuticos podem levar seu filho ao médico duas vezes por ano e apenas para filhos menores de 10 anos, o benefício só se estende ao pai farmacêutico se ele comprovar que é o único responsável para poder levar a criança ao médico.

Criaram ainda uma cláusula 19ª onde eles falam do ponto alternativo e que já está na portaria do ministério trabalho e emprego na forma de registradores eletrônicos. Essa cláusula é apenas do interesse deles, pois já existem empresas querendo utilizar aplicativo de celular para controlar se você está na região da farmácia ou não pelo seu GPS.

        Caros colegas farmacêuticos, a hora é de luta! A hora é de fazer valer a nossa profissão! Não podemos deixar eles fazerem o que querem conosco, não aceitem coisas que não fazem parte da nossa profissão, não aceitem fazer trabalho no caixa de farmácia, fazer papel de estoquista e vendedor entre outras coisas, nós precisamos mostrar o valor da nossa classe e eles vão precisar nos atender em grande parte dos nossos pedidos. Ao decorrer dos anos esse tipo de proposta deles vinha acontecendo e sem nenhuma barreira, faziam o que queriam e com isso perdemos grande parte da massa salarial e nós precisamos recuperar, por isso vamos dizer juntos, não ao 2,9% e não a trabalhar como escravos farmacêuticos!

Rio de Janeiro, 11 de fevereiro de 2021.

Att. Leonardo Légora.
Vice presidente do Sinfaerj.
Tel 21-987274021.