Sinfaerj se reúne com a Raia Drogasil para discutir possível Acordo

Nesta terça feira, 02/06/2020, o presidente e o Vice Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Rio de Janeiro, Cristiano Lins e Leonardo Légora respectivamente e a Diretora de Organização Sindical da Fenafar, Débora Melechhi se reuniram virtualmente com representantes da Rede de Farmácias Raia Drogasil, Vanderlei de Moraes e Edmilson Novais dos Santos, na pauta duas questões importantes, o Acordo Coletivo de Trabalho – ACT para os farmacêuticos e farmacêuticas do grupo de risco mediante a pandemia e segundo a possibilidade de um Acordo Coletivo de Trabalho amplo com a rede estendido a todos os trabalhadores Farmacêuticos do Estado do Rio de Janeiro.

O Presidente do Sinfaerj, Cristiano Lins abriu a reunião posicionando os presentes sobre a importância da abertura de uma negociação com a rede, uma vez que está muito difícil e complicada a negociação com o Sindicato Patronal do Comércio Varejista do Rio de Janeiro. Apresentou também que esta dificuldade se deu pelo quadro conturbado do processo eleitoral do Sinfaerj e da diretoria anterior em não abrir canais de conversas e negociações, situação também entendida pelos presentes.

Cristiano também trouxe à tona uma reivindicação antiga e muito debatida entre os colegas que trabalham na Raia Drogasil, o entendimento da falta de pagamento de feriados aos funcionários. Sobre o Acordo Coletivo de Trabalho neste momento de pandemia para os grupos de risco, como principalmente o afastamento das gestantes, informou que o Sinfaerj já apresentou a contra proposta de ACT e está nas mãos da empresa para assinatura. Por fim, apresentou que é necessário apurar denuncias que o Sinfaerj recebeu de farmacêuticos(as) da rede.

Edmilson Novais, também comentou sobre a dificuldade da negociação para ser ter uma Convenção Coletiva de Trabalho e não um acordo, lembrando sobre a situação do Sinfaerj nos anos anteriores, mas que a partir desta nova diretoria abria um novo canal de discussão e possibilidades de aproximação com o sindicato dos trabalhadores e o Sindicato Patronal.

A representante da Fenafar, Débora Melecchi, fez sua exposição no sentido da importância da participação dos sindicatos dos farmacêuticos em todos os estados na discussão do Plano de Lucros e Resultados da empresa no processo todo e não somente no final, ou seja a participação dos sindicatos na comissão que avalia a política do PLR da empresa, além de deixar claro que o entendimento da diretoria da Fenafar, que os farmacêuticos não deveriam estar submetidos a MP 936, por ser trabalhadores da saúde de serviços essenciais. Também falou da importância de se fazer um acordo mais amplo com o Sinfaerj, já que não há uma Convenção Coletiva de Trabalho – CCT no estado.

Vanderlei Moraes, gerente das relações sindicais da empresa falou que sempre estará aberto para negociação, mas deixou claro que só faria um ACT mais amplo e para o estado todo, caso a não negociação pelo Sindicato Patronal do Estado do Rio esteja trazendo prejuízos aos farmacêuticos da Rede. Segundo Vanderlei vai primeiramente manter contato e se inteirar da situação do Rio com o patronal e retornar ao Sinfaerj.

O Vice-Presidente do Sinfaerj, Leonardo Légora, falou da importância desta primeira reunião abrindo canal de discussão sobre duas questões fundamentais trazidas pelos funcionários, a questão salarial e ambiental. Necessário que as orientações aos gerentes sobre o modus operandi indicada pela empresa chegue de forma única e também aos farmacêuticos reduzindo os problemas causados frente ao entendimento de cada gerência, mas que evidentemente existe o ruído sendo trazido pelo Sindicato para a solução da empresa, que não pode ficar aguardando que denúncias sejam feitas pois essas não acontecem por receio de demissão, deixando claro que trata-se da vontade da empresa resolver a questão já sabida e também evitará possível processo futuro ex funcionários.

Para todos os presentes foi unânime que o debate, a negociação sempre será o melhor caminho para resolver os problemas advindos da relação trabalhista entre a empresa e os trabalhadores.

Encaminhamentos:

O Sinfaerj vai enviar a proposta de uma ACT mais ampla e para todo o estado com base na Convenção Coletiva de Trabalho junto ao Sincofarma, a qual já vinha aprovando em assembleia, além das reinvindicações dos farmacêuticos da rede;

Os representantes da Rede, irão se reunir com o Sindicato Patronal para saber a situação da negociação de uma Convenção Coletiva de Trabalho;

Sobre as denúncias trazidas pelo Sinfaerj será tratado com os representantes para que seja apurado os problemas imediatamente.