Conselho de Representantes convoca o 10º Congresso da Fenafar

O Conselho de Representantes da Fenafar, instância deliberativa composto por representantes dos sindicatos filiados, se reuniu nos dias 16, 20 e 27 de julho pra tratar de vários assuntos, entre eles a convocação do 10º Congresso da Fenafar, a ser realizado em agosto de 2021.

No primeiro dia da reunião, os participantes discutiram a grave crise política, econômica e sanitária que o país atravessa e a situação organizativa dos sindicatos. O presidente da Fenafar, Ronald Ferreira dos Santos, falou da importância da reunião em um momento trágico da vida de todos os trabalhadores e trabalhadoras brasileiros principalmente dos profissionais de saúde.

“O século XXI nos colocou numa situação de grande turbulência”, afirma Ronald. Ele destaca os novos paradigmas gerados pelas novas tecnologias, o contexto multipolar das relações internacionais e a crise de produção gerado pelo sistema capitalista. Tudo isso se soma à pandemia e gerou um cenário muito complexo e que exige respostas. No caso do Brasil, destaca o presidente da Fenafar, um ingrediente adicional se soma à estes elementos: a crise institucional gerada desde o impeachment e agravada pela eleição de um pólo de forças reacionárias e autoritária que aposta no rompimento do sistema.

Para Rilke Novato, essa é a maior tragédia sócio, econômica, política, sanitária de todos os tempos, mais que a gripe espanhola, mais que a queda da Bolsa em 29 e maior que a crise de 2008. A vida se transformou de uma forma inimaginável. São bilhões de perdas de emprego no mundo”, destaca Rilke Novato, 1º Diretor de Relações Internacionais da Fenafar. 

No segundo ponto de pauta, um dos mais importantes, os representantes fizeram relatos da situação organizava e financeira de cada sindicato. Ao final, foi apresentada uma pesquisa realizada junto aos sindicatos filiados, que retrata a situação geral e os desafios das entidades. Segundo a pesquisa, todos os sindicatos têm utilizado de alguma maneira as ferramentas de reunião virtual para manter as suas atividades (gráfico 1). Dos 21 sindicatos que responderam a pesquisa, 11 fecharam acordos coletivos este ano. Cinco fecharam Convenções Coletivas de Trabalho. A situação financeira dos sindicatos é bastante preocupante, como mostram os gráficos sobre as cobranças de contribuição sindical, assistencial e associativa (gráficos 2, 3 e 4).

Captura de Tela 2020 07 29 às 13.37.06
Captura de Tela 2020 07 29 às 13.37.06
Captura de Tela 2020 07 29 às 13.36.38

Por fim, a última etapa da reunião do Conselho de Representantes foi a convocação do 10º Congresso da Fenafar, para agosto de 2021, com a aprovação da Comissão Organizadora.

Ronald fez uma apresentação da importância de convocar imediatamente o Congresso. O 10º Congresso da Fenafar tem como objetivo discutir, em âmbito nacional, questões relacionadas às crises econômica, política, social e sanitária e os seus impactos no mundo do trabalho, no movimento sindical, no mercado farmacêutico brasileiro, a organização dos farmacêuticos e suas relações de Trabalho, Políticas Públicas, com destaques para as Política Nacional de Saúde; Política Nacional de Assistência Farmacêutica; Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde; Política Nacional de Vigilância em Saúde, e a formação e educação farmacêutica. 

Importante salientar que a preparação do 10º Congresso, ocorre em um contexto de pandemia da Covid-19, gerada pelo Vírus (Sars-Cov-2), e prevendo-se, a necessidade de esperançar, através de construção coletiva e solidária por dias melhores. 

O Congresso também tem a função de eleger a diretoria da entidade, e aprovar o plano de lutas e resoluções como indicativos ao trabalho e desenvolvimento da gestão eleita para o triênio de 2021 a 2024. 

WhatsApp Image 2020 08 03 at 15.09.36

Atividades prévias e concomitantes:

Prévias: 

Realização de várias atividades que farão parte do Pré-Congresso, como realização de reuniões virtuais da Comissão Organizadora, Realização de atividades on-line como lives, seminários, apresentação de trabalhos científicos ou de experiências exitosas, cursos ou ciclos de debates sobre temas do 10º Congresso da Fenafar que devem ocorrer já no próximo mês. Ficou de aprovar entre novembro e dezembro desta ano o calendário para realização das assembleias que elegerão os delegados, critérios e convocação das eleições, uma vez que a diretoria se renova durante o congresso.

Ainda pretende-se realizar concomitante o 9º Simpósio Nacional de Assistência Farmacêutica e o 7º Encontro de Farmacêuticos no Controle Social da Saúde

Convocação:

O 10º Congresso da Federação Nacional dos Farmacêuticos será convocado pelo Conselho de Representantes da Fenafar, convocado para os dias 16 e 20 de julho de 2020, por meio virtual, conforme edital.

Palavras chaves para o temário – Vida, Democracia, Soberania, Ciência e Trabalho!

Sub-temas 

Conjuntura Internacional e Nacional: O impacto das crises econômica e sanitária nas relações sociais e no Trabalho – Retomada Neoliberal X Estado Forte e desenvolvimentista 

Organização e Unidade Sindical – Sindicato forte, autônomo, em defesa do trabalho e contra a opressão!

O Papel do Estado enquanto fomentador de políticas públicas – Saúde, Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia e Vigilância em Saúde. 

Trabalho e Educação farmacêutica – Pautados pela ciência, a serviço do Sistema Único de Saúde.

Comissão Organizadora

Célia Chaves 
Clóvis Reis
Debora Melecchi 
Diretores Regionais (Isabela Sobrinho, Elaine Câmara, Wille Calazans, Ana Claudia Navarro e Lia Almeida)
Fabio Basilio (licenciado temporariamente)
Maria Maruza Carlesso 
Renata Gonçalves
Rilke Novato Públio
Ronald dos Santos 
Sérgio Gomes

Da redação
Publicado em 03/08/2020