Reunião da Intersindical com a Rio Saúde

Reunião entre o grupo Intersindical com representantes da Rio Saúde*: Maíra- Diretora de Recursos Humanos; Alexandre Campos – Vice-presidente; Marcelo Rosera – Presidente, pelo Sinfaerj estava presente o Vice-Presidente Leonardo Légora.

Data: 24/06/2020

 PAUTAS DISCUTIDAS:

            • Acordo coletivo:

–      Se comprometeu a retomar as negociações para o acordo, se estiver sendo prometido conforme a lei e acordos que regem o estado de calamidade pública.

O Sindicato encaminhará por e-mail o documento de acordo coletivo para negociação com a Rio Saúde. Solicitaremos reunião junto a empresa pública para este fim, pós assembleia da categoria.

            • Redução salarial:

            – Informou que Rio Saúde segue o contrato que foi determinado pela Secretaria de Saúde, não tendo poder de decisão para mudanças dos valores pagos e que todos os valores encontram-se dentro do preconizado como piso para a categoria.

–      Quem estiver recebendo valores divergentes do piso terá que acionar a empresa para correção, o Sinfaerj vai disponibilizar link de formulário a ser preenchido pelos Farmacêuticos para receber informações corretas e direcionadas sobre o assunto.

            • 20% de gratificação por conta do Covid:

–      Alegaram que a verba destinada a esta gratificação ficou restrita à unidades de atendimento dedicado devido a estarem mais propensas ao contágios.

–      As clínicas da família não irão receber a gratificação por falta de verba;

            – Assumiu que errou ao declarar junto com o prefeito que seria para todas as unidades.

            – Reafirmando que não terá ampliação dos ganhos a menos que o STF determine com retroatividade ao início da pandemia.

            • Adicional de especialização na atenção primária

            – Afirmou que esta gratificação só é paga pela Riosaúde àqueles que tiveram a contratação por serem especialistas na área, ou seja, não paga para nenhuma categoria, somente os médicos que são contratados como médicos de família. 

●      Diferenças salariais e benefícios:

–        O Sinfaerj irá enviar tudo planilhas com as informações uma a uma, para isso será disponibilizado um questionário on-line para preenchimento.

            • Recontratação das gestantes

            – Está realizando de todas as categorias.

            – Se comprometeu em garantir a recontratação, mas não garante alocar na mesma unidade.

            • Atrasos de salários dos profissionais de auxiliares de limpeza e vigilância

–      Informou que a Rio saúde não é responsável pelos contratos.

–      Pode solicitar uma reunião com os responsáveis para tratar do assunto

            • Súmula do STF que considera covid como doença ocupacional

–      Alega que a súmula não trás uma boa dissolução da questão e que em breve teremos que estar preparados e discutindo os efeitos desta súmula, para que seja posto em prática em todas as categorias atingidas. (podendo geral estabilidade temporária para aqueles que foram acometidos pela doença por Covid-19 em prestação de serviço).

            • Grupo de risco

            – Tem Portaria publicada protegendo o trabalhador(a) com liberação imediata.

            –   Orienta denunciar a Rio Saúde os casos de assédios morais, para que sejam tomadas as devidas providências sobre os gerentes das unidades.

            – Orienta acionar a CAP localmente e denunciar a Riosaúde para resolver a questão.

              – O Sindicato também pode ser acionado para acompanhar a denúncia, além disso os sócios em dia com Sinfaerj tem como mover ação trabalhista sem pagar advogado por isso.

            * Ficou sugerido uma agenda para encontros mensais com os representantes das categorias que deverão debater questões reivindicadas pelos trabalhadores.

            • Término de   contratos com algumas Oss

                  Não sabe como vai ficar.

• Hospital de Bonsucesso: contratos geridos pela Rio saúde

– Equipe segue até 31 de julho de 2020 a princípio. Se aparecer dinheiro e há possiblidade de prorrogação até dezembro 2020;

– Tem vaga na rede para absorver as demissões. Sugeriu uma seleção interna para reaproveitar a mão de obra em outras unidades.

FORMULÁRIO PARA DEMANDAS DOS FARMACÊUTICOS(AS)

Os farmacêuticos e farmacêuticas que trabalham para a Rio Saúde terão suas demandas analisadas pelo departamento pessoal. Ficou acertado na reunião que Leonardo Légora, vice-presidente do Sinfaerj, enviará uma planilha com tais demandas para a Srª Maíra do departamento pessoal.

Neste sentido, para que isso ocorra de forma organizada, o Sinfaerj criou o formulário, link abaixo, para preenchimento pelos Farmacêuticos(as).

https://forms.gle/AKWzGiRAEEYVhMw38

O Sinfaerj lembra que o Sindicato só é forte com a participação da classe, não fique só, fique sócio!