Farmacêuticos do Rio de Janeiro exigem negociação com a Pacheco

O SINFAERJ se manifesta contrário e indignado com as mudanças de postura que a empresa Drogarias Pacheco implementará a partir da virada da folha de pagamento de julho. A Rede de drogaria DSPP vem superando as metas nesta pandemia, atividade considerada essencial, dobrando as vendas, batendo e superando metas, superfaturando e aproveita a Reforma Trabalhista para precarizar ainda mais o trabalho farmacêutico. Autoridades do movimento sindical informam que as redes de Farmácias, no primeiro trimestre de 2020, evidenciaram lucro líquido de R$ 152,8 milhões, margem líquida de 2,9% e um crescimento de 44,8%.

Neste mês de Julho, a empresa vai deixar de pagar os feriados trabalhados e as horas extras, o banco de horas será alterado devendo ser compensado até janeiro de 2021 e ficará a cargo da empresa permitir ou não tais compensações de acordo com os interesses da DSPP. OU SEJA, OS FARMACÊUTICOS FICARÃO SEM RECEBER SUA FONTE DE RENDA, COMO DE COSTUME E AINDA AS FOLGAS QUE É UM DIREITO, SÓ PODERÃO SER DADAS QUANDO EMPRESA QUISER.

Ou seja, estes trabalhadores adequados com sua fonte de renda de costume, ficarão sem receber dinheiro pela assistência técnica nos feriados e horas extras.

E como ficarão os benefícios destas e destes profissionais? Já que o valor do vale refeição é uma miséria.

Os farmacêuticos e as farmacêuticas procuram prestar um serviço de qualidade aos clientes da Pacheco, ajudando a empresa, e a recompensa está sendo a desvalorização. Esses profissionais só estão perdendo.

Com maior exposição ao novo coronavírus, além das atividades laborais e o comprometimento de seus registros profissionais em responderem civil e penalmente pelo CNPJ dos estabelecimentos, os (as) farmacêuticos (as) estão submetidos a executar também trabalho de gerência.

A diretoria do SINFAERJ quer assegurar que as farmacêuticas e os farmacêuticos não sofram qualquer tipo de assédio ou imposição, assinando acordo individual contra própria vontade, reivindica uma reunião, o quanto antes, com a direção da Drogarias Pacheco.