AGE do Varejo Rio rejeita contraproposta patronal – CCT 2019/2020


Em assembleia realizada na última sexta-feira (22), a categoria decidiu rejeitar a contraproposta patronal do Varejo Farmacêutico do município do Rio para a renovação da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) para 2019/2020 e formularam uma contraproposta a ser entregue às empresas.
A contraproposta indelicada do patronal previa reajuste salarial de 2,6%.
O descontentamento das Farmacêuticas e dos Farmacêuticos foi nítido.
O presidente do SINFAERJ Cristiano Lins relata que sabe dos enfrentamos e das dificuldades mas afirma que não iremos aceitar proposta que possa retroagir e retirar os ganhos reais da classe trabalhadora. Alertando a categoria para que fique atenta e mobilizada.
Em sequência, uma nova reunião de negociação com o SINCOFARMA aconteceu na segunda-feira (25) que recebeu o documento e se comprometeu apresentá-lo às empresas do setor Farmácias/Drogarias para análise.
Entre os temas da pauta sobre as duas convenções coletivas em atraso 2017/2018 e 2018/2019, a categoria ratificou em unanimidade na AGE de 25/09/2019 a aprovação destes instrumentos e os devidos pagamentos com parcelamento em 5 ( cinco) vezes na folha de pagamento a partir do fechamento de dezembro de 2019. Essas convenções serão inseridas nos sites dos sindicatos (SINFAERJ e SINCOFARMA) acompanhadas de um aditivo (concordância entre as partes ainda que não há um registro de homologação pelo Ministério do Trabalho), ou seja, documento válido acordado.
O SINFAERJ vai continuar realizando assembleias com a categoria para informar o resultado da negociação.